ENSINO DA ANATOMIA HUMANA POR MEIO DO INSTAGRAM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Erica Silva Mesquita
  • Bárbara da Paixão Xavier Firmiano
  • Geany Ferreira Rodrigues
  • Isabelly Lima dos Santos
  • Rayanne Silva Vieira Lima
  • Delane Viana Gondim

Resumo

INTRODUÇÃO: Diante da pandemia de COVID-19, o Museu de Anatomia e Arte (MUSANART), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Ceará, enfrentou o desafio de continuar disseminando conhecimentos anatômicos seguindo as regras sanitárias. Frente a essas barreiras, o projeto passou a utilizar o Instagram (IG) como um dos principais meios alternativos para dar continuidade no processo da divulgação científica. OBJETIVO: Relatar a experiência dos integrantes do MUSANART no fomento ao ensino da Anatomia humana por meio do IG durante a pandemia do COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo sobre o processo de difusão do conhecimento anatômico de forma virtual. Para isso, os extensionistas utilizaram-se das postagens “Terça curiosa” cujo intuito era apresentar curiosidades relacionadas ao corpo humano e a “Quinta científica” com o fito de compartilhar artigos científicos com temáticas associadas à anatomia. Na divulgação foram utilizados cronogramas previamente estabelecidos pela equipe. Para avaliar os resultados, foram analisados insights quantitativos emitidos pelo IG do MUSANART. RESULTADOS: A “Terça curiosa” e a “Quinta científica” estimularam os integrantes do projeto a fazer pesquisas científicas e a compartilhar o conhecimento anatômico para o público em geral. O principal desafio enfrentado foi a adaptação da linguagem científica para uma forma mais lúdica de apresentar o conteúdo. Para isso, os estudantes usaram diferentes cores e imagens na produção dos post de forma a torná-los mais convidativos para a leitura. De forma quantitativa o MUSANART atingiu mais de 70 mil impressões, métrica usada pelo IG para indicar visualizações, em um período de 60 dias e um alcance de mais 6 mil pessoas nas publicações. CONCLUSÃO: O projeto contribuiu, mesmo em tempos de distanciamento social para o ensino da Anatomia humana, apresentando conteúdos dinâmicos e com embasamento científico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão