ENVIESANDO ESTRATÉGIAS DE FAZER-CRIAÇÃO NA UNIVERSIDADE: PERSPECTIVAS E POTÊNCIAS DAS PRÁTICAS DE EXTENSÃO EM PSICOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Lucas Araujo da Silva
  • Joao Paulo Pereira Barros

Resumo

Esse trabalho objetiva apresentar as movimentações no eixo das ações de extensão promovidas pelo VIESES (Grupo de Pesquisa e Intervenção sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação) durante o ano de 2021, considerando as particularidades e desafios do cenário de pandemia de coronavírus (COVID-19) e as potencialidades do fazer-criação de práticas de extensão na universidade pública. O VIESES é um laboratório composto por estudantes da graduação e pós-graduação ligados ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Desde a sua criação, em abril de 2015, abriga projetos de ensino, pesquisa e extensão que articulam interlocuções com múltiplos campos da Psicologia, a partir dos estudos da violência, da produção de subjetividades das infâncias e juventudes na contemporaneidade, dos direitos humanos e de práticas de cuidado e resistência. Atualmente o programa comporta dois projetos de extensão, o “Maquinarias: Infâncias em Invenção” e o “Histórias Desmedidas”. Por efeito das medidas sanitárias para o combate ao coronavírus, uma das estratégias encontradas para operacionalizar as ações para o contexto pandêmico foi a experimentação de novos modos de fazer extensão - em um formato remoto. Algumas das frentes desenvolvidas foram: a elaboração grupos de escutas, apoio psicossocial e cuidado compartilhado em saúde mental; realização de oficinas lúdicas; participação de extensionistas em espaços de atuação junto a movimentos sociais, coletivos e organizações da sociedade civil; e a produção de dispositivos audiovisuais - como podcasts. As singularidades dessa inovação na articulação da extensão, possibilitou a ampliação do alcance das discussões promovidas, chegando a abranger pessoas de outros estados, devido a flexibilização espaço-temporal das atividades, e explicitou as potencialidades da própria prática de extensão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão