ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS EM FLASH ARMAZENADOS NO REPOSITÓRIO ATHENA
Resumo
O Projeto Aprendizagem Móvel e Colaborativa no Ensino Fundamental visa realizar a busca, seleção e catalogação de aplicativos para o uso educacional. Como parte de suas ações, recursos catalogados são armazenados ou referenciados no repositório Athena. Atualmente, o Athena conta com 239 Recursos Educacionais Digitais (RED) para desktop catalogados, dos quais 142 destes materiais foram desenvolvidos utilizando a tecnologia Flash. Com a descontinuidade do plugin Adobe Flash Player para navegadores no ano de 2021, percebeu-se um entrave para o funcionamento desses RED. Sendo assim, fez-se necessário identificar estratégias para a preservação dos recursos desenvolvidos em Flash armazenados no Repositório Athena. Para tal, foi adotada uma metodologia do tipo exploratória organizada em 4 etapas. Os RED do Athena, com relação ao formato, podem ser divididos em 3 categorias: arquivos multimídia, aplicações web modernas e aplicações que utilizam o Flash em algum nível. Na primeira etapa, denominada investigação, a equipe buscou identificar quais os RED em Flash armazenados no repositório e as extensões dos arquivos que compõem esses recursos. A etapa seguinte, chamada catalogação, buscou organizar os recursos em Flash, de forma a separá-los por categoria de acordo com suas extensões. Concluída a catalogação dos recursos, iniciou-se a terceira etapa denominada de identificação. Nela, realizou-se uma pesquisa para identificar quais ferramentas são capazes de executar RED em Flash, sem comprometer a segurança do usuário. Por fim, na etapa de preservação, escolheu-se um recurso em Flash de cada categoria para ser usado como amostra em testes, buscando verificar se eram compatíveis com as ferramentas escolhidas. Como resultado, concluiu-se que a ferramenta Adobe Flash Projector apresentou maior compatibilidade com os RED do repositório Athena. Agradecemos ao apoio concedido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para a obtenção dos resultados do projeto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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