ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DO PROJETO IMUNO ENSINA UFC AO FORMATO DIGITAL

Autores

  • JoÃo Victor da Silva Bezerra
  • Aryane de Azevedo Pinheiro
  • Nathan Lima Barreto
  • Gabriel Caetano de Souza
  • Artur Chagas de Sousa
  • Edson Holanda Teixeira

Resumo

O Imuno Ensina UFC é um projeto desenvolvido por discentes da graduação e pós-graduação de diferentes cursos da saúde com ações voltadas para escolas de ensino médio e profissional, que visa promover atividades de educação em saúde e ensino da Imunologia. As atividades do projeto foram adaptadas para o formato remoto buscando atender as orientações do Boletim Epidemiológico nº 15 do Ministério da Saúde (MS) e da portaria nº 343 do Ministério da Educação (MEC), que solicitaram o distanciamento social e paralisação de encontros presenciais devido à pandemia da COVID-19. Neste cenário, o uso das tecnologias educacionais se tornou algo ainda mais presente no processo de aprendizagem dos estudantes. O objetivo deste trabalho foi relatar as principais estratégias adotadas pelo projeto Imuno Ensina UFC para adaptar as atividades educativas ao formato digital. Para realizar as ações remotas nas escolas, o projeto utilizou ferramentas digitais como: Google Meet para os encontros remotos, Google Forms para elaboração de formulários de inscrição e satisfação e Kahoot como metodologia ativa com enfoque na gamificação. Entre setembro de 2020 e setembro de 2021 foram firmadas parcerias com cinco instituições de ensino, três delas de Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, totalizando 388 estudantes inscritos nas atividades. Dentre os assuntos trados nos encontros remotos, os temas riscos da automedicação, vacinas e COVID-19, foram incluídos com o objetivo de informar e atualizar os discentes sobre questões relacionadas à pandemia. Um forte indicador de êxito foi a aceitação e a avaliação positiva por parte dos estudantes e professores das escolas parceiras, que resultou na indicação das ações do projeto para outras instituições. Conclui-se que as estratégias e ferramentas digitais adotadas pelo projeto auxiliaram na realização das ações remotas, cumprindo com a proposta de promover educação em saúde e ensino da Imunologia mesmo diante das limitações impostas pela pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão