ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DO PROJETO IMUNO ENSINA UFC AO FORMATO DIGITAL
Resumo
O Imuno Ensina UFC é um projeto desenvolvido por discentes da graduação e pós-graduação de diferentes cursos da saúde com ações voltadas para escolas de ensino médio e profissional, que visa promover atividades de educação em saúde e ensino da Imunologia. As atividades do projeto foram adaptadas para o formato remoto buscando atender as orientações do Boletim Epidemiológico nº 15 do Ministério da Saúde (MS) e da portaria nº 343 do Ministério da Educação (MEC), que solicitaram o distanciamento social e paralisação de encontros presenciais devido à pandemia da COVID-19. Neste cenário, o uso das tecnologias educacionais se tornou algo ainda mais presente no processo de aprendizagem dos estudantes. O objetivo deste trabalho foi relatar as principais estratégias adotadas pelo projeto Imuno Ensina UFC para adaptar as atividades educativas ao formato digital. Para realizar as ações remotas nas escolas, o projeto utilizou ferramentas digitais como: Google Meet para os encontros remotos, Google Forms para elaboração de formulários de inscrição e satisfação e Kahoot como metodologia ativa com enfoque na gamificação. Entre setembro de 2020 e setembro de 2021 foram firmadas parcerias com cinco instituições de ensino, três delas de Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, totalizando 388 estudantes inscritos nas atividades. Dentre os assuntos trados nos encontros remotos, os temas riscos da automedicação, vacinas e COVID-19, foram incluídos com o objetivo de informar e atualizar os discentes sobre questões relacionadas à pandemia. Um forte indicador de êxito foi a aceitação e a avaliação positiva por parte dos estudantes e professores das escolas parceiras, que resultou na indicação das ações do projeto para outras instituições. Conclui-se que as estratégias e ferramentas digitais adotadas pelo projeto auxiliaram na realização das ações remotas, cumprindo com a proposta de promover educação em saúde e ensino da Imunologia mesmo diante das limitações impostas pela pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.