EXAME DE PROFICIÊNCIA LEITORA EM LÍNGUA ESPANHOLA (EPLLE)

Autores

  • CÁssia Helena Paula Souza
  • Francisco Carlos Ferreira Ribeiro Filho
  • Jimmy Robson Rodrigues da Costa

Resumo

O Exame de Proficiência Leitora em Língua Espanhola (EPLLE) aplicado pela Casa de Cultura Hispânica (CCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC) é parte de um projeto que se propõe a avaliar a compreensão leitora do espanhol de postulantes a vagas e alunos matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu. A certificação da proficiência leitora em língua estrangeira é uma exigência dos programas de pós-graduação. Segundo o Diccionario de términos clave de ELE, a compreensão leitora se entende como uma capacidade comunicativa que vai além do plano estritamente linguístico e abarca o processo completo de interpretação textual, desde a mera decodificação textual e compreensão linguística até a interpretação e a avaliação pessoal. Tais percepções se materializam por meio de uma metodologia quantitativa, com a qual se observam dados colhidos de um corpus pré-definido, obtidos nas nove edições online do exame, aplicadas entre março e novembro de 2021. A pandemia causada pelo coronavírus provocou a aceleração da adaptação do projeto à modalidade remota em 2020. Todas as etapas do exame são realizadas a distância pela internet, quais sejam: a divulgação das vagas e do número de edições, a inscrição, a divulgação da lista de deferidos e indeferidos, as instruções para a sua aplicação, a aplicação e a divulgação do resultado, o envio de recursos, o resultado final e a emissão de declarações aos candidatos. A aplicação do exame por meio digital ocasionou um aumento no número de vagas oferecidas aos candidatos e uma procura muito superior, em relação aos anos anteriores, pela certificação da compreensão leitora em língua espanhola. Pessoas de várias regiões do estado do Ceará e de fora dele foram atendidas. Neste sentido, acreditamos que este projeto é um modelo que pode ser adotado por outras Casas de Cultura porque colabora com a democratização do acesso ao exame.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão