EXPERIÊNCIA DE CAPACITAÇÃO SOBRE RESUMOS ACADÊMICOS POR VIDEOCONFERÊNCIA
Resumo
Introdução: O ensino superior, em geral, apresenta defasagem na capacitação dos discentes em relação à leitura e escrita acadêmica. A pandemia de COVID 19 ampliou o desafio de promover o treinamento de produção de textos acadêmicos durante a graduação. A transposição de um modelo de aula expositivo para o ensino remoto é insuficiente para exercitar a escrita científica. Assim, é importante incorporar metodologias ativas no ensino à distância. Objetivo: Relatar a experiência de capacitação à distância sobre produção de resumos acadêmicos para eventos científicos, promovida pelo Núcleo de Telepsiquiatria-NUTEPSIQ. Metodologia: A capacitação foi ministrada para membros discentes do grupo de pesquisa em psiquiatria por meio de videoconferência. A programação consistiu em três etapas: 1) aulas de embasamento teórico; 2) trabalho colaborativo em duplas; 3) Feedback entre participantes. A elaboração de resumos se deu com base em dados científicos já publicados previamente à última reunião. O feedback se deu entre membros de duplas distintas e, na sequência, com a presença de todos. Ao final da atividade, os participantes responderam a um questionário de opinião. Resultados: Um total de seis discentes participaram, sendo quatro do curso de medicina e dois do curso de psicologia. Realizaram-se duas aulas acerca de preparação de resumos e pôsteres de eventos científicos no mês de maio. Um terceiro encontro proporcionou o compartilhamento e feedback entre duplas, bem como supervisão docente. Todos consideraram a capacitação relevante, interessante, interativa e bem organizada. Por fim, a maioria (83,3%) concorda que a oficina deveria ser aberta para o público acadêmico em geral. Conclusão: Atividades como essa devem ser aprimoradas e implementadas para mais grupos no futuro, contribuindo para a ampliação da formação acadêmica no ensino superior no modelo de ensino remoto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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