EXPERIÊNCIA DE EXTENSIONISTAS EM AÇÕES COM FOCO NA MELHORIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ASSISTENCIAL EM HOSPITAL PÚBLICO

Autores

  • Ana Barbosa Rodrigues
  • Sthefani Damasceno de Oliveira Tostes Pereira
  • Celiane Maria Lopes Muniz
  • Kamila Sindeaux Barreira
  • Silvania Braga Ribeiro
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

INTRODUÇÃO: A utilização de auditorias de enfermagem é ferramenta para viabilizar a responsabilidade no cuidado ao paciente e a qualificação da assistência prestada. Nesse contexto, o apoio de extensionistas à gerência de enfermagem mostra-se como meio para auditoria interna durante a implantação de tabela de indicadores de qualidade assistencial. OBJETIVO: Relatar a experiência de extensionistas na realização de reuniões e visitas periódicas às unidades de hospital público voltadas à gestão da qualidade assistencial. METODOLOGIA: Relato de experiência de duas acadêmicas de Enfermagem, bolsistas do projeto “NUGESC em ação no contexto hospitalar”, junto à gerência de enfermagem de Hospital Público de Fortaleza em Agosto de 2021. Foram abordadas frequências das visitas, assuntos, dificuldades levantadas e oportunidades de treinamentos em relação ao gerenciamento da qualidade nas unidades assistenciais. RESULTADOS: As extensões ocorreram semanalmente por meio de reuniões e visitas com pautas que incluíam dúvidas, mudanças e explicações referentes ao preenchimento da tabela de indicadores assistenciais de enfermagem. As visitas ocorreram conforme demanda das unidades e as reuniões aconteceram duas vezes no mês. A realização de visitas às unidades permitiu o esclarecimento de dúvidas e a realização de treinamentos com os enfermeiros, possibilitando a todos preencherem a planilha. Houve também reuniões junto a unidades com rotinas similares que provocou a adaptação da tabela para melhor preenchimento. As reuniões grupais com todas as unidades ocorrem com o fim de repasse de informações gerais, adaptações e lançamento de conteúdo com o ebook: Guia de preenchimento. CONCLUSÃO: as reuniões tiveram impacto positivo na adesão ao projeto e no preenchimento correto dos dados. Dessa forma, avalia-se como positivo o uso de reuniões e visitas in locu como facilitadores e potencializadores de atividades promovidas pela gerência de enfermagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão