EXPERIÊNCIA VOCAL, SAÚDE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUINDO SABERES SENSÍVEIS COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA
Resumo
Desenvolvida a partir das experiências teóricas e práticas na bolsa de monitoria vinculada ao projeto Experiência Vocal, Saúde e Formação de Professores: construindo saberes sensíveis com professores da rede pública da cidade de Fortaleza - Prex-UFC, o projeto foi pensado a partir de encontros para o desenvolvimento de atividades extensionistas no intuito de promover espaços formativos para professores com temáticas relacionadas ao cuidado, consciência perceptiva e expressiva da voz-corpo no contexto da sala de aula. A reflexão neste trabalho ocorreu no exercício de elaboração e realização do Curso “Voz e Yoga para Docentes: práticas do cuidado de si em vozes que ensinam”, idealizado no Google Meet. As atividades tiveram como objetivo sensibilizar a voz-corpo dos docentes, possibilitando o conhecimento de si, através da respiração, apoios corporais, cavidades de ressonância, extensão vocal, conjunta à prática do Yoga. A base teórica inspiradora foi o pensamento de Montenegro(2019) em sua tese O Corpooral; Ribeiro(2017) sobre Lugar de Fala, Krenak(2020) sobre Caminhos para a Cultura do Bem Viver e Larrosa(2011) sobre Experiência e Alteridade em Educação, além de práticas de Yoga trazidas pela profa. Angela Deyva. Buscou-se articular práticas e leituras que inspirassem a saúde e o bem viver, através de técnicas para aprimorar a voz, objetivando potencializar a atividade docente. No decorrer das aulas, as práticas integrativas se mostraram eficientes para gerar uma maior consciência do corpo-vocal e da sua relação entre posturas corporais, estado de presença, integração corpo-mente, respiração, ressonância e articulação. Tornou-se evidente a falta de consciência no corpo-voz dos docentes e seus reflexos no cansaço da voz em da sala de aula. Ao longo das vivências, alguns professores já relataram uma maior propriocepção da relação postura, voz e apoio respiratório, além de mais ânimo, leveza e um prazer ao fazer o Curso vivenciando práticas de cuidado de si.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.