EXPERIÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO POPULAR DIALÓGICA – LEAD

Autores

  • Andreza Firmino Goncalves
  • Andreia Lopes Montes
  • Joao Batista de Albuquerque Figueiredo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo criar e consolidar a implantação de um Laboratório de Educação Ambiental e Educação Popular Dialógica, com vistas a contribuir com a formação de educadores e educadoras. O apoio teórico para o alcance desse objetivo foi delineado, principalmente, a partir das ideias de Paulo Freire (1983, 2008, 2009; dentre outros) para discutir dialogicidade e Educação Popular. Também utilizamos (Figueiredo, 2006; 2009; dentre outros) para discutir uma Educação Ambiental que problematiza a realidade em suas raízes e propõe estratégias que se fundem em uma consciência crítica, associando-a às contribuições de Paulo Freire. O processo metodológico se deu, inicialmente, com a articulação onde construímos um acervo digital voltado para as temáticas que envolvem educação, decolonialidade, interculturalidade, educação ambiental dentre outras categorias. Em um segundo momento foram realizadas atividades que possibilitavam a interação e o envolvimento dos diversos grupos que promovem a Educação Ambiental e Educação popular na Universidade Federal do Ceará e a comunidade. Nesse sentido, atuamos em parceira/apoio ao Instituto Verdeluz na realização do Seminário de Educação ambiental Decolonial: Fazeres e Saberes e, além disso, realizamos encontros virtuais para discutir temáticas que englobam o laboratório. Apontamos essas ações do projeto como sendo exitosas e que nos possibilitou um ambiente onde tivemos a oportunidade de construir e trocar diversas experiências e saberes com diferentes pessoas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão