FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS APRESENTADAS POR AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA COM APOIO DE SUPORTE TECNOLÓGICO

Autores

  • Lara Rachel Tabosa de Souza
  • Maria da Luz da Silva Nogueira
  • Nayra Santos Sousa
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Os resultados das avaliações em larga escala atuam como base para a elaboração de indicadores de qualidade na educação e dão suporte a programas de formação continuada para professores. Desse modo, a análise dos erros defendida por Cury (2007) atua como uma metodologia de ensino, utilizada quando se detecta dificuldades na aprendizagem dos educandos e se quer explorá-las em sala de aula. O trabalho objetiva apresentar o erro como parte fundamental no processo de aprendizagem, buscando por meio da sua identificação auxiliar na progressão do conhecimento matemático. Para consolidação dos fins, está sendo realizado um curso de formação continuada para professores de Matemática dos anos finais do Fundamental, nos municípios de Pacajus e Cascavel, os encontros ocorrem através da plataforma do Google Meet mensalmente, no período de Maio a Novembro de 2021. O curso tem como base as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as evidências observadas em duas avaliações diagnósticas dispostas em 20 itens do 6º ao 8º ano, realizadas pelos alunos dos cursistas por meio do Sistema de Avaliação e Acompanhamento Educacional (SISEDU), considerando também a participação dos professores em atividades via ambiente virtual, Teleduc. Para a construção dos dados será realizada uma análise de caráter qualitativo, por meio da observação participante, a fim de compreender o comportamento dos docentes diante dos erros dos alunos apresentados no curso e identificados na entrevista que será realizada com 4 professores cursistas. Os dados e observações serão transcritos e registrados por meio de áudios e vídeos. A pesquisa em execução almeja como resultado, auxiliar na visualização da evolução e identificação das dificuldades dos alunos, levando a reflexão e redirecionamento da prática docente. Conclui-se que, a visualização do erro para além da classificação ou fracasso possibilita um desenvolvimento integral e conduz a uma aprendizagem significativa e horizontal.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão