FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS APRESENTADAS POR AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA COM APOIO SUPORTE TECNOLÓGICO

Autores

  • Nayra Santos Sousa
  • Lara Rachel Tabosa de Souza
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O erro produzido pelo aluno deve ser analisado como ferramenta importante no processo de ensino. Objetiva-se, assim, compreender o potencial pedagógico do erro na aprendizagem matemática dos alunos do ensino fundamental anos finais. Os dados e evidências serão constituídos a partir de avaliações diagnósticas realizadas com seus alunos, através do Sistema de Avaliação e Acompanhamento Educacional (SISEDU), cedido pela SEDUC, além disso, no sistema temos à incorporação a TCT (Teoria clássica dos Teste) e TRI (Teoria de Resposta ao Item), sendo possível realizar cálculos de proficiências. As evidências serão construídas por meio de uma abordagem qualitativa, a partir de observações e entrevistas, realização de avaliações diagnósticas e testes em sala de aula, estudando os erros em matemática cometidos pelos alunos do ensino fundamental anos finais. Os dados coletados serão registrados a partir das entrevistas que serão gravadas, juntamente com membros do grupo de estudos do G-TERCOA/CNPq. Vale salientar que em nossa pesquisa o termo "avaliar", não está relacionado a uma nota ou um conceito, mas a partir dela, ter um feedback do trabalho pedagógico. A pesquisa aguarda como resultado que essas evidências sirvam para retroalimentar o planejamento do professor, dessa forma pode levar os alunos a progredirem em sua aprendizagem. Destarte, a compreensão desse desafio nas turmas de matemática do ensino fundamental anos finais, coloca o professor como papel de investigador/pesquisador.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão