FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ITABUNA-BA PARA A PRODUÇÃO DE MÍDIAS EM VÍDEO UTILIZANDO A APLICAÇÃO WEB CANVA

Autores

  • Pamela de Castro Freitas Oliveira
  • Maria Silvânia Marques Xavier de Souza
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

As mídias digitais se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas pelas constantes inovações tecnológicas. Posto isso, essa interação social por intermédio da tecnologia se tornou ainda mais intensa com o surgimento da pandemia do Sars-CoV-2, ou Coronavírus, o que gerou demandas de novas formas de aplicação das metodologias de ensino, levando-se em conta a nova realidade dos discentes. Ademais, é notório assinalar que problemáticas associadas ao ensino remoto tornaram-se bastante frequentes, tendo em vista o contexto emergencial, o que gerou a necessidade da capacitação dos professores quanto ao uso e à apropriação de tecnologias que visem a auxiliar na construção de mídias que facilitem tanto o aprendizado dos discentes, quanto a flexibilidade cognitiva dos docentes. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo descrever uma formação realizada com 8 professores de Itabuna-BA, por intermédio do Google Meet, para a produção de mídias em vídeo curtos, voltados para o ensino de estatística, utilizando a aplicação Web Canva. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, de cunho descritivo. Sendo assim, a utilização do Canva para a criação de vídeos curtos pelos professores colaborou para a autonomia dos docentes e no desenvolvimento profissional para a criação de materiais em vídeo personalizados e voltados especificamente para os seus estudantes. À luz de tais considerações, as mídias criadas serviram não só como um meio facilitador da difusão do conteúdo para os estudantes, mas também uma forma de divulgação dos trabalhos feitos pelos docentes em suas redes sociais, o que demonstra o êxito da capacitação como meio tanto de facilitação do aprendizado dos alunos, quanto da flexibilização cognitiva dos professores, gerando um claro desenvolvimento profissional. Agradecimentos sinceros ao apoio dos professores e ao programa de bolsa de extensão da PREX-UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão