FORMAÇÃO E COLABORAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA POR PROFESSORES/AS PESQUISADORES/AS

Autores

  • Thalita Lira Lopes
  • Luciana Venâncio
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto em que participo tem como objetivo pesquisar e analisar as práticas formativas colaborativas com professores/as-pesquisadores/as de educação física, orientada pelo professor Luiz Sanches Neto. Os/as professores/as-pesquisadores/as são importantes na educação brasileira, pois pesquisam a sua própria prática educativa e formas mais eficazes de ensino. METODOLOGIA: Acompanhamento por meio de plataformas virtuais, devido à pandemia do Covid-19, assistindo às palestras via YouTube e Google Meet, também reuniões com docentes da RP e do PIBID e grupos de WhatsApp. De forma mais direta, acompanho duas escolas-campo de ensino fundamental - José Bonifácio de Souza e Nossa Senhora de Fátima - nas aulas ministradas pelos/as professores/as de educação física e alunos/as do PIBID. RESULTADOS: Foram assistidas palestras que contribuem para a formação, como "Tendências da pesquisa sobre a formação de professores no Brasil: o estado do conhecimento em questão" - ANPED, o IV Simpósio "Desafios da formação dos professores na conjuntura atual", "O ensino da educação física no ensino médio à luz da BNCC", entre outras. CONCLUSÃO: Após a live do "V Painel Integrador PIBID-RP", meu orientador e eu fizemos um encontro com três residentes da RP, por apontarem questões com teor crítico sobre a intervenção de professores/as, dificuldades sociais e integração dos/as alunos/as nas escolas. Enquanto nas aulas e grupos do WhatsApp, os/as professores/as e pibidianos/as trazem artigos que contribuem - como o "Pipocas pedagógicas" - e fazem análises de possíveis melhorias. Dessa forma, professores/as-pesquisadores/as se fazem necessários no ensino de educação física no Brasil, com investimento na formação inicial para potencializar a aprendizagem da docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão