FUNDAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE FARMACOLOGIA E FARMÁCIA APLICADA À CLÍNICA DA UFC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Jonas Costa de Franca
  • Maria Gabrielle Oliveira e Silva Linhares
  • Amanda Fagundes Ribeiro Pereira
  • Luzia Izabel Mesquita Moreira
  • Tiago Lima Sampaio

Resumo

A farmacologia clínica é de extrema importância para a graduação do farmacêutico e para o cumprimento do seu papel na sociedade. A partir desse conhecimento, há um melhor acompanhamento de pacientes no que tange o uso de medicamentos, através da orientação sobre posologia, uso racional, reações adversas e possíveis interações medicamentosas. Contudo, os conhecimentos abordados acerca da farmacologia durante a formação não são satisfatórios àqueles que desejam atuar seja nas farmácias comunitárias ou no âmbito hospitalar. Dessa forma, surge a necessidade de ampliar os conhecimentos dos alunos por meio de atividades complementares, como os projetos de extensão. Relatar a experiência como acadêmico do curso de Farmácia no processo de criação da Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmácia Aplicada à Clínica (LAFFAC). Este estudo é um relato de experiência acerca da criação de uma liga acadêmica do curso de farmácia na área de farmacologia, cuja ideia surgiu de três acadêmicos, após perceberem a necessidade do maior aprofundamento dessa ciência durante a graduação, levando o aluno a um maior protagonismo frente à comunidade e aos serviços de saúde. Os três acadêmicos apresentaram a proposta ao professor, o qual aceitou o convite de ser o coordenador da liga. Em seguida, mais quatro alunos foram convidados para participar e estruturar a LAFFAC. A partir de maio de 2020, as atividades foram iniciadas. Ressalta-se que apesar da pandemia, muitas ações foram desenvolvidas, como aulas invertidas, capacitações e simpósio nacional a ponto de, no ano de 2021, ser aberto o primeiro processo seletivo. Criar a LAFFAC foi necessário, tendo em vista que não havia no Departamento de Farmácia um projeto voltado especificamente para a farmacologia. A partir desse projeto, o acadêmico terá um maior protagonismo para auxiliar a comunidade e os serviços de saúde, aprimorando sua formação, contribuindo para a ciência por meio de seu tripé acadêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão