GEOMAPAS UFC - AS MÉTRICAS POR TRÁS DO WEBMAP

Autores

  • Ana Carolina GirÃo dos Santos Rocha
  • Tomaz Alexandre da Silva Neto
  • Mary Lucia da Silva Nogueira
  • Cynthia Romariz Duarte

Resumo

O projeto de extensão GEOMAPAS UFC surgiu da necessidade de disponibilizar, por meio de um webmap, as áreas de estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Essa digitalização dos trabalhos permite representar espacialmente a área geográfica dos TCCs realizados pelos alunos, elaborar metadados com as informações de cada trabalho e indicar o link para o trabalho completo no repositório da Universidade. Além de elaborar essa ferramenta de pesquisa e visualização dos trabalhos, com o levantamento dessas informações será possível também retirar dados a respeito do curso de Geologia no decorrer dos anos, como quantidade de homens e mulheres formados no curso, principais áreas de conhecimento dos trabalhos desenvolvidos e principais financiadores/apoiadores das pesquisas e dos alunos. Após a realização das análises, com base nos dados dos 134 trabalhos iniciais levantados, pode-se constatar que 63% dos concluintes do curso são do sexo masculino e 37% são do sexo feminino, e que houve um aumento, com o passar dos anos, no número de mulheres egressas no curso. Foi possível constatar também que as áreas mais contempladas pelos alunos em seus trabalhos são: mapeamentos, totalizando 48% dos trabalhos elaborados, seguido por hidrogeologia, com 14% e geologia ambiental, com 10%. Há ainda uma tendência em relação a execução dos trabalhos em dupla (44%). E uma constatação de que apenas 14% dos trabalhos foram financiados/apoiados por instituições externas, divididos entre CAPES, CNPq, CPRM, FUNCAP e/ou instituições privadas, os outros 86% foram realizados apenas utilizando recursos da UFC. O Projeto GEOMAPAS UFC se apresenta também como um levantamento estatístico para apoiar tomadas de decisão da coordenação para incentivos ou investimentos, além de servir como um modelo para incentivar outros cursos da área de geociências a adotarem essa ferramenta.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão