GRUPOS NO FORMATO REMOTO: UM MEIO DE INCENTIVAR O ENSINO, VÍNCULOS E A AUTOEXPRESSÃO

Autores

  • Bianca Rodrigues Primo
  • Raquel Fernandes Pinheiro
  • Ana Priscila Florêncio Queiroz Aquino
  • Daniel Bruno Pierre Fernandes
  • Vinícius Lima de Queiroz
  • Cinthia Mendonca Cavalcante

Resumo

INTRODUÇÃO: Com as limitações impostas pela pandemia do COVID-19, o Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI) focou suas atividades de 2021 na oferta de grupos teóricos e vivenciais em formato remoto. OBJETIVOS: O presente trabalho visa apresentar um panorama das atividades do L’ABRI em 2021 e mostrar possibilidades de incentivo à expressão pessoal, à formação de vínculos e ao ensino no formato remoto. METODOLOGIA: Relato de experiência das atividades desenvolvidas pelo L’ABRI de maio a agosto de 2021. Foram ofertados quatro grupos para a comunidade acadêmica e profissionais da área. O grupo introdutório de Psicodrama foi estritamente teórico e expôs aos alunos conhecimentos sobre a teoria moreniana. O grupo de arteterapia ofereceu aos participantes base teórica e momentos vivenciais de arteterapia, criando um espaço que os permitisse expressar-se através de obras artísticas. O grupo de escrita expressiva incentivou a escrita em um formato livre, através da qual os alunos poderiam manifestar seus sentimentos sobre temas específicos. Por fim, o grupo de Role Playing Game (RPG) ofereceu aos participantes a oportunidade de formar vínculos e expressar-se ao interpretar um personagem em um jogo de mesa de RPG. No fim de cada grupo, foi pedido feedback aos participantes por meio da ferramenta do Google Forms. RESULTADOS: De acordo com o feedback recebido, a maioria dos participantes avaliou sua experiência no grupo e a atuação dos facilitadores como ótimas. Organizadores dos grupos vivenciais receberam elogios por criarem um ambiente acolhedor, e muitos alunos afirmaram que os grupos os ajudaram a se vincular com outros participantes. Em relação ao grupo teórico, a maioria afirmou que ele ajudou a estimular o estudo do psicodrama. CONCLUSÃO: As experiências do L’ABRI em 2021 mostraram que é possível incentivar o ensino, a formação de vínculos e a autoexpressão mesmo no formato remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão