GRUPOS TUTORIAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Debora Lira Correia
  • Manuela de Mendonça Figueiredo Coelho
  • Thalia Alves Chagas Menezes
  • Mayara Lorenço Vilar
  • Tifanny Horta Castro
  • Viviane Mamede Vasconcelos Cavalcante

Resumo

INTRODUÇÃO: Durante a pandemia da COVID-19, as estratégias grupais de ensino e estudo sofreram grandes mudanças com o fito de evitar a aglomeração e disseminação viral. Dessa forma, os grupos tutoriais (GT) trazem uma abordagem pedagógica interacionista eficaz para estimular o protagonismo do aluno e o incentivo à troca mútua de conhecimento. A discussão do conteúdo proposto entre os participantes, por meio virtual, facilita a aplicabilidade de conceitos teórico-práticos e a acessibilidade à grupos maiores de pessoas, sem a necessidade de aglomerações. OBJETIVOS: Descrever a abordagem da estratégia de ensino virtual por meio de grupos tutoriais no espaço acadêmico. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal realizado em agosto de 2021, o qual avaliou a estratégia educacional de grupos tutoriais. O GT é realizado quinzenalmente por meio da plataforma digital Google Meet. As reuniões são abertas ao público, sendo o link de acesso disponibilizado nas redes sociais da Liga acadêmica de enfermagem em estomaterapia. Em cada encontro são discutidos casos clínicos e aplicabilidade prática entre os participantes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: No total foram realizados três grupos tutoriais com os respectivos temas: Manejo e tratamento da erisipela, Fissuras Mamárias e Queimaduras. Participaram das reuniões os integrantes da liga acadêmica, os graduandos de enfermagem e de outros cursos da saúde, além de profissionais que se interessaram pela área, alcançando, assim, um número máximo de 19 pessoas em cada reunião. O espaço para os comentários durante a discussão evidenciou o feedback positivo por parte do público, destacando a fácil compreensão do tema e o esclarecimento das dúvidas apresentadas. CONCLUSÃO: A experiência possibilitou interação e troca de saberes, essencial para a construção de novos conhecimentos e experiências. A participação ativa e discussão de abordagens diferentes incentivou a expansão e aprimoramento do raciocínio clínico no cuidado de enfermagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão