HISTÓRIAS ANIMADAS: AUTORIA E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CÓDIGO: 2016.PJ.0237/2021)
Resumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão inseridas na nossa sociedade de forma intensa, e a inclusão dessas tecnologias na Educação Infantil tem-se mostrado uma importante ferramenta para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. O objetivo geral deste trabalho é contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil mediante a utilização de recursos digitais. A produção de histórias com suporte digital é uma das ações do Projeto Tecnologias Digitais na Educação Infantil: ludicidade e aprendizagem, trabalho desenvolvido com crianças de cinco anos de idade, na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC). A ferramenta digital utilizada é o Scratch, linguagem de programação que permite a criação de jogos e animações a partir de blocos pré-definidos. Durante a produção de histórias animadas, as crianças exercitam a fantasia e a criatividade com a criação de personagens, elaboração de narrativas, construção de cenários e detalhamento de cenas. Cada criança é atendida individualmente, cria sua história, desenha as personagens e os cenários; participa da animação da história apresentando ideias sobre os cenários, as falas e o movimento; verifica a produção, informa se o resultado atende às suas expectativas; por fim, as histórias animadas são divulgadas. Com as atividades presenciais limitadas pela pandemia do Coronavírus, algumas ações estão sendo produzidas de maneira remota, como a elaboração de um documentário sobre os trinta anos de existência da UUNDC, que permitirá a divulgação do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo desse período, a conexão entre gerações e a visibilidade de histórias de vida de pessoas que passaram pela UUNDC. Como bolsista, estudante e futuro profissional, a participação nessas ações enriquece minhas experiências e amplia minhas expectativas quanto ao uso de recursos digitais nas diversas áreas do conhecimento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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