I JORNADA DO CONHECIMENTO SOBRE CALÇADO INCLUSIVO - UMA EXPERIÊNCIA MITDISCIPLINAR
Resumo
Devido à situação sanitária crítica vivida no Brasil desde o início de 2020 devido ao COVID-19, foi preciso, em 2021, repensar as atividades do Projeto de Extensão Calçado Inclusivo para Pessoas Atingidas pela Hanseníase e ou com Deficiência, e buscar adaptação frente às limitações para continuar as ações. O projeto tem, dentre seus objetivos, fomentar a discussão sobre a moda mais atenta ao social e com maior capacidade de inclusão, a partir da apresentação de uma demanda social e mercadológica, aos alunos do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará-UFC. Inicialmente, o projeto teve suas atividades voltadas ao desenvolvimento de calçados para os pacientes dos Centros de Convivência Antônio Diogo, Antônio Justa e Centro Dermatológico Dona Libânia. Contudo, devido à impossibilidade da realização de visitas presenciais aos locais, para validar os calçados feitos anteriormente, as ações do projeto se voltaram a qualificar o grupo de bolsistas, coordenadores, alunos de instituições de moda e profissionais interessados na temática. Assim, este trabalho objetiva apresentar os resultados da I Jornada do Conhecimento sobre o Calçado Inclusivo, avaliando o seu alcance mitdisciplinar. As abordagens multi, inter e transdisciplinar dão o caráter mitdisciplinar uma vez que envolvem moda, design e algumas especialidades da saúde. A pesquisa bibliográfica e de campo com uso de instrumento do Google forms são a metodologia aplicada para avaliar as atividades do evento, realizado online e com palestrantes de diferentes áreas do conhecimento. Além dos estudantes de Design-Moda (UFC), participaram da I Jornada profissionais e estudantes da saúde, do design, da moda e do mercado, advindos de diferentes partes do Brasil. Tal participação engrandeceu o evento por fomentar o debate sobre moda, saúde, calçado e design inclusivo para um público bem mais abrangente daqueles envolvidos nas ações do projeto, bem como promover aprimoramento das atividades feitas de modo remoto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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