IMPACTO DO PROJETO DE ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES OSTOMIZADOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA MÉDICA

Autores

  • Isabele Maria Jorge de Freitas
  • Luiz Marcio de Almeida Araruna Filho
  • Leandro Rodrigo Pereira de Matos
  • Ana Caroline Farias Gomes
  • Luiza Karolayne Rocha Rodrigues
  • Lara Burlamaqui Veras

Resumo

INTRODUÇÃO: A coloproctologia abrange afecções de alta incidência, como doenças orificiais e neoplasias, uma importante indicação de confecção de ostomias. O Projeto de Assistência aos Pacientes Ostomizados (PAPO) objetiva a integração do estudante de medicina no cuidado do paciente com ostomia intestinal, do atendimento ambulatorial até sua reinserção social. OBJETIVOS: Verificar, entre os membros do PAPO, se o contato com a coloproctologia na graduação é suficiente e como o projeto impacta sua formação médica e conhecimento sobre coloproctologia e ostomias. METODOLOGIA: Foi aplicado um formulário virtual a 19 participantes do PAPO com 12 perguntas objetivas graduadas de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente) sobre sua percepção acerca do impacto de sua atuação no PAPO em suas habilidades no atendimento médico. 14 participantes já haviam concluído o módulo de gastroenterologia do 5º semestre. RESULTADOS: A partir dessas respostas, nota-se uma percepção positiva dos acadêmicos sobre as habilidades desenvolvidas no PAPO: na condução de anamnese (média de 4,74), exame físico abdominal (4,47) e proctológico (4,79), elaboração de hipótese diagnóstica (4,68), planejamento de condutas (4,58) e estabelecimento da relação médico-paciente (4,95). Além disso, os participantes adquiriram conhecimento sobre afecções proctológicas (4,89) e ostomias (4,42), se sentindo qualificados para explicar as indicações de ostomias aos pacientes (4,05) e desmistificar tabus acerca das ostomias (4,32). Ademais, entre os participantes do 5º semestre em diante, o contato com a coloproctologia na graduação foi considerado insuficiente (2,57), sendo bem complementado pelas atividades do PAPO (4,86). CONCLUSÃO: Assim, conclui-se que o PAPO teve impacto positivo no desenvolvimento de habilidades essenciais à formação acadêmica médica, além de agregar ao conhecimento sobre ostomias e afecções proctológicas, suprindo deficiências do currículo atual. Agradeço à PREX pela oportunidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão