IMPACTOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DE OBSTETRÍCIA PARA DISCENTES DE MEDICINA E PARA AS PACIENTES DE UMA MATERNIDADE NA CAPITAL DO CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Vou Parir, Vou Tranquila (VPVT) é um projeto de extensão realizado em uma maternidade terciária de Fortaleza/CE por discentes de Medicina. O projeto visa esclarecer dúvidas sobre trabalho de parto, trazendo informações como métodos não farmacológicos de alívio da dor, momento de procurar a maternidade e humanização do parto. As extensões são realizadas utilizando panfletos informativos e conversas entre gestantes e extensionistas. OBJETIVO E MÉTODO: O objetivo do estudo é evidenciar as repercussões do projeto VPVT para os acadêmicos de Medicina e gestantes. Foram coletados relatos de experiência no VPVT de seis acadêmicos, entre 20 a 23 anos. RESULTADOS: Sobre o impacto na formação estudantil, ACP, 22 anos, afirma que este fomentou suas habilidades comunicativas e KSLA, 22 anos, relata que pode aprender a ouvir expectativas e aflições das gestantes. A relevância do projeto para as mulheres também foi exposta, LAPCF, 20 anos, diz “cada vez mais eu percebia a importância de trabalhar a ansiedade, métodos de alívio da dor e conhecimentos sobre o parto com as gestantes”. MQS, 22 anos, relata: “informações simples que deveriam ser transmitidas às gestantes como direitos garantidos a elas, não são conhecidas por estas e nós conseguimos conversar sobre isso”. BBL, 21 anos, finaliza reafirmando a importância de oferecer informações que podem impactar a vida das mulheres. O VPVT possibilita o desenvolvimento de habilidades técnicas e comunicativas através da orientação de parturientes. Utilizando-se de evidências científicas acerca do manejo da dor e assistência obstétrica humanizada, o estudante é capaz de fornecer subsídios para que gestantes experienciem plenamente seu protagonismo no parto. CONCLUSÃO: Constantemente, nos deparamos com a necessidade de instrução de mulheres para que elas vivam de forma plena a gestação e sua saúde. Percebemos, assim, que projetos como VPVT são instrumentos de educação, devendo tais ações serem estimuladas na universidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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