IMPACTOS DO ENSINO EMERGENCIAL NAS ESCOLAS DE ICAPUÍ/CE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PROJETO “FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ/CE: TERRITORIALIDADES, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS”

Autores

  • Ana Beatriz CambÉ Damasceno
  • Maria do Ceu De Lima

Resumo

A pandemia da COVID-19 chegou ao Brasil em março de 2020 e com a falta de estrutura social e educacional, o país enfrenta desde então um dos períodos mais tristes da história. Diversos problemas sociais existentes ficaram mais evidenciados com o isolamento social. No enfoque educacional, o sistema de ensino emergencial tornou a situação muito preocupante pois a desigualdade que assola nosso país colocou a formação educacional de centenas de crianças e jovens em risco. Em Icapuí, município cearense, a vida escolar e o trabalho docente também foram diretamente afetados. Essa ação extensionista, com 95 participantes inscritos, busca promover formação colaborativa de professores da rede pública, a fim de pensarmos juntos estratégias para superar os desafios educacionais com o uso refletido das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para atingir o propósito formativo em causa, adotamos a seguinte metodologia: encontros virtuais de planejamento com os gestores da Secretaria de Educação local e equipe da UFC usando a RNP; reivindicação de condições de acesso à internet para toda a comunidade escolar; foi desenhado um ambiente Moodle como ferramenta cooperativa e facilitadora para a mediação docente no processo ensino-aprendizagem e, também organizados seminários com profissionais vinculados à história local e da UFC. Dessa forma, foi possível incorporar a ideia de uma plataforma virtual para facilitar a organização das atividades formativas. Além das discussões de leituras e trocas de saberes em fóruns, deu-se a escrita de relatos sobre a experiência de ensinar-aprender no contexto da pandemia (WEBBook) e em seguida a realização dos desafios (mapeamento colaborativo do território e produção de materiais didáticos). Visto que se evidenciou diversos obstáculos à educação emancipadora, faz-se necessário pensar em estratégias para superar as dificuldades e planejar o retorno futuro às atividades presenciais nos diversos espaços escolares icapuienses.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão