IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DE CASO PARA O APRENDIZADO NA MEDICINA

Autores

  • Isabelle Diniz Melo
  • Fabiana Germano Bezerra
  • Vitória Cristina do Nascimento
  • Isabel Bessa Leite
  • Jose Lucivan Miranda

Resumo

Introdução: O aprendizado da medicina se baseia em variados aspectos objetivos e subjetivos. Na atualidade, o uso do estudo de casos clínicos para reforçar conhecimentos técnicos e humanos são de suma notabilidade no ensino médico. Desse modo, o método de discussão de casos clínicos associados a temáticas trazidas nas reuniões semanais da Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil (LINEPI) foi utilizado durante o semestre letivo de 2021.1. Ao final do ciclo de aulas, verificou-se a necessidade de avaliar a importância dos estudos de caso no ensino médico. Objetivo: Avaliar a relevância do uso de estudos de caso para a consolidação do aprendizado da medicina. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo baseada na aplicação de um formulário eletrônico com perguntas objetivas sobre o uso e eficácia do estudo de casos clínicos para o aprendizado médico. Resultados: Com 24 respostas, envolvendo estudantes desde o 1º ao 6º semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi visto que 23 alunos (95,8%) utilizavam estudos de caso como métodos de aprendizado, com frequências variando entre o uso sempre (12,5%), frequente (41,7%) e raro (41,7%). Além disso, 75% dos participantes afirmaram que os estudos de caso eram extremamente importantes para a formação médica. Os estudantes (100%) também acreditam que o estudo de casos ajuda na compreensão de evoluções clínicas atípicas de patologias comuns e no entendimento de doenças raras. Por fim, apenas 1 participante (4,2%) afirma que o estudo de casos não têm sido relevante para a formação médica. Conclusão: Mediante o exposto, é evidente que o estudo de casos é visto pelos estudantes de medicina como uma ferramenta eficiente e importante para a formação médica. Desse modo, faz-se necessária a implementação de uma forma mais ampliada dessa metodologia de estudos a graduação em medicina, com o intuito de fortalecer a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da profissão médica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão