IMUNO ENSINA PODCAST: UMA NOVA ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
As medidas de isolamento social adotadas no combate à pandemia de COVID-19 estimularam a busca por novas ferramentas e estratégias para a execução de atividades. Dentre as ferramentas, o podcast surge como uma alternativa para a difusão de informações através de áudios reproduzíveis em computadores e aparelhos portáteis, como smartphones. Nesse contexto, o projeto de extensão Imuno Ensina UFC criou o “Imuno Ensina Podcast” como estratégia para promover a divulgação científica e discussão de assuntos relacionados à Imunologia e à COVID-19. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o alcance e aceitação do “Imuno Ensina Podcast” como estratégia de divulgação científica. O presente trabalho, trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A gravação do podcast ocorreu no formato de entrevista, com periodicidade quinzenal e duração média de 50 min, contando com a participação de professores e pesquisadores de cada área dos temas abordados. Para a gravação, foi utilizada a plataforma online Anchor e os episódios foram divulgados nas redes sociais do projeto e disponibilizados nas plataformas de streaming (publicação de áudio) como Spotify, Google Podcast, Breaker, PocketCasts e YouTube. O podcast possui 360 reproduções desde seu lançamento em março de 2021. Atualmente são oito episódios com uma média de 45 reproduções por episódio, os quatro mais reproduzidos foram: Imuno Ensina: O início (82), O sono e o sistema imune (69), HPV e o câncer do colo do útero (55) e Fake News: Vacinas e COVID-19(53). A interação dos ouvintes nas redes sociais por meio da participação nas enquetes de sugestões de temas mostra o interesse do público. A produção dos podcasts e o contato com os convidados permitiram a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de síntese e oratória dos membros da equipe. De acordo com os resultados, verifica-se que a iniciativa obteve êxito na proposta de divulgação científica por meio dos podcasts.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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