INFECTOLOGIA NO ENEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EXTENSÃO DO PROJETO CRIADO PELA LIGA DE ESTUDOS EM DOENÇAS INFECCIOSAS PARA AJUDAR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Gabriela Gomes do Nascimento
  • Karen Helen Rodrigues Carneiro
  • Júlio César Dantas Oliveira Paiva
  • Catharina Perdigao Carneiro
  • Lisandra Serra Damasceno
  • Roberto da Justa Pires Neto

Resumo

Introdução: A principal forma de ingressar no ensino superior público no Brasil, atualmente, é o Sistema de Seleção Unificado (SISU), o qual requer que os estudantes tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dentre os conteúdos abordados neste vestibular está a Infectologia, cobrada na prova de ciências da natureza. Sob esse viés, a Liga de Estudos em Doenças Infecciosas (LEDI) criou o projeto de extensão Infectologia no Enem, como forma de ajudar estudantes de ensino médio por meio de aulas expositivas e resoluções de questões sobre esta temática. Objetivo: Relatar a experiência da realização de uma ação de extensão do Projeto Infectologia no Enem, ocorrida em 2021 de modo online em uma escola do Ensino Médio de Fortaleza. Metodologia: Em junho/2021, a LEDI realizou virtualmente, pela plataforma Google Meet, uma aula com resolução de questões de provas anteriores do ENEM que abordavam infectologia e microbiologia para estudantes do 3° ano do ensino médio da escola Governador Adauto Bezerra. Ao longo da aula, os alunos tinham a oportunidade de interagir e, após as questões serem respondidas, os membros da LEDI faziam explicações teóricas sobre os conteúdos abordados. Ao final, foi passado para eles um formulário virtual do Google Forms a fim de saber o nível de satisfação da turma com a atividade. Resultados: Percebeu-se que os alunos receberam muito bem a atividade proposta e aprovaram a metodologia adotada, inclusive manifestaram no formulário e no chat da reunião virtual o desejo que mais atividades como esta fossem realizadas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão