INICIANDO A APRENDIZAGEM DE UM INSTRUMENTO MUSICAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: PERSPECTIVA DOS ALUNOS INICIANTES DAS TURMAS DE ENSINO COLETIVO DE VIOLONCELO E CONTRABAIXO DA UFC

Autores

  • Ana Vitoria Santos Silva
  • Dora Utermohl de Queiroz
  • Rozana Dourado Sampaio
  • Vinicius Araújo Aragão Madeira
  • Johnnie da Silva Nascimento
  • Marco Tulio Ferreira da Costa

Resumo

As turmas de ensino coletivo de violoncelo e contrabaixo dos projetos de extensão da Universidade Federal do Ceará tiveram início no ano de 2018, sob a coordenação da Prof.ª Dora U. de Queiroz, logo após a compra de 6 violoncelos e 4 contrabaixos pela Universidade. Nos anos de 2020 e 2021, devido a pandemia gerada pela Covid-19, o projeto adotou emergencialmente o formato remoto, abrindo inscrições para alunos iniciantes. Este trabalho pretende compreender a perspectiva dos alunos que iniciaram a aprendizagem do violoncelo e do contrabaixo no Projeto de forma remota. Como método de coleta de dados, foram aplicadas entrevistas estruturadas. Participaram da pesquisa 11 alunos, na faixa etária entre 17 e 58 anos. Os resultados apontam que os participantes, durante as aulas, tiveram uma maior dificuldade na compreensão dos conteúdos relativos à postura do instrumento e maior facilidade na compreensão de conteúdos teóricos, como leitura de partitura. A sonoridade do instrumento, o incentivo dos professores e a vontade de aprender foram relatados como fatores que influenciaram positivamente a motivação dos alunos para continuarem estudando o instrumento durante o ano de 2021. Sobre a transição das aulas para o formato presencial, após uma parcela maior de vacinados completos, 72% dos participantes relataram que optariam pelo formato remoto ou híbrido devido a fatores como: dificuldade de transporte dos instrumentos, manejo do tempo, e impossibilidade de comparecer ao curso presencialmente por residirem em outro município.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão