INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS DE RISCO NA COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO FAMILIAR DA UFC

Autores

  • Gisleyne de Lima Pinheiro
  • Carla Thais de Sousa
  • Tayná Albuquerque Tabosa
  • Letícia Helene Mendes Ferreira
  • Katia Virgínia Viana Cardoso
  • Marcela de Castro Ferracioli

Resumo

O projeto de extensão Intervenção Precoce em Crianças de Risco, que ocorre na Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), é composto por docentes e estudantes de Educação Física e Fisioterapia que buscam oportunizar estímulos para o desenvolvimento motor (DM) da criança e orientar os familiares a fazerem o mesmo no ambiente domiciliar. O objetivo deste estudo é apresentar os dados referentes ao atendimento de bebês no projeto desde sua implantação, em 2020. Com abordagem centrada na família, inicialmente os bebês são submetidos à avaliação com a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e, posteriormente, caso o bebê apresente atraso no DM, a equipe do projeto entra em contato com os familiares, convidando-os a participar, juntamente com o bebê, das sessões de intervenção (8 sessões, uma por semana) na CDFAM. Cada sessão de uma hora é composta por atividades de acolhimento e dinâmicas que trazem estímulos motores aos bebês, com materiais e práticas que podem ter e ocorrer dentro do lar. Análise descritiva, com frequência absoluta foi utilizada para apresentar os dados de atendimento do projeto. Cento e quarenta e oito bebês de 0-18 meses foram avaliados com a AIMS. Destes, 29 apresentaram atrasos no DM e todos foram convidados a participar do projeto de extensão (considerando a tentativa de contato). Onze participaram de alguma sessão de intervenção, mas apenas 4 participaram de 5 ou mais sessões. As crianças que participam de mais intervenções apresentam melhoras no DM. Ainda, os pais destas crianças relatam que o projeto é importante para o desenvolvimento infantil e para a interação da família com o bebê. Apesar disso, percebe-se a dificuldade na aderência dos familiares em comparecer ao projeto durante todo o período proposto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão