JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO REMOTO: OS SABERES DOS PROFESSORES DE EUSÉBIO-CE

Autores

  • Samara Maia Andrade
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Jogos e brincadeiras são objeto de conhecimento da Educação Física, porém estes são comumente tratados como instrumento pedagógico ao invés de conhecimento específico. Além dos desafios comuns à temática, no período de pandemia de Covid-19, os professores precisaram adaptar-se ao ensino remoto. Iniciamos as formações de 2021 do projeto de extensão: Saberes em Ação para a formação continuada em Educação Física e Esportes, a partir da unidade temática Jogos e Brincadeiras. O projeto visa oportunizar a formação permanente e continuada, e é realizado com os professores de Eusébio-CE. Para abordar um dos módulos da formação, optou-se pela apresentação do diagnóstico do trato pedagógico das brincadeiras e jogos, durante o período de ensino remoto, pelos professores. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, onde realizamos a avaliação diagnóstica dos saberes dos professores sobre o tema através de um formulário eletrônico, com 8 questões, respondido por 11 professores, dentre os 25 participantes da formação. Na interpretação dos dados, foi realizada a separação de respostas em grupos temáticos e analisada a frequência relativa. Os professores do projeto, enfatizaram, no período de pandemia, o conteúdo jogos eletrônicos a partir de sua história, evolução e possibilidades, também foram tratados os jogos populares e colaborativos. Os objetivos de aprendizagem foram diversos, porém comumente relacionados a promoção de atividades lúdicas. Os professores identificam a diversidade conteúdo, o compreendem como objeto de conhecimento e há uma variação de estratégias. Porém os objetivos de aprendizagem não são claros, além de pouco relacionados aos saberes ligados ao tema. Os professores apontam que ensino remoto trouxe desafios desde a estruturação até concretização da aula, pois reduz a motivação dos alunos, pede uma expertise com as tecnologias de informação que não está na formação inicial e reduz a viabilidade de movimento e de estratégias na Educação Física Escolar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão