LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO: VIVÊNCIAS INFANTIS E DIÁLOGOS DOCENTES

Autores

  • Leticia Ramalho Nascimento
  • Diana Isis Albuquerque Arraes Freire

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e direito das crianças, fase propícia às aprendizagens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em conjunto com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) são referenciais e determinam como as práticas educativas devem ocorrer. O Letramento consiste no uso social da escrita, ou seja, como o ser utiliza a escrita em sua vida, inclusive como prazer e experiência estética, segundo Soares (2008). Por sua vez, a Unidade Universitária de Educação Infantil (UUNDC) prevê, em sua Proposta Pedagógica, que as crianças se tornem leitoras mediante experiências de Letramento. Na UUNDC as crianças fazem uso de diversos tipos de textos (especialmente as histórias) e o conjunto dessas práticas se torna relevante. O projeto tem o propósito de desenvolver ações de Letramento na Educação Infantil com crianças e professoras da UUNDC e o compartilhamento desse conhecimento com um CEI - Centro de Educação Infantil do município de Fortaleza. A metodologia consiste em estudar mais sobre letramento e compartilhar saberes com professoras de outra instituição de Educação Infantil. Pretende promover reuniões online com o grupo de professoras do CEI para troca de saberes. Espera-se que haja uma sugestiva troca de experiência entre as duas instituições, reflexão sobre as práticas e que esse trabalho resulte na promoção de práticas coerentes junto às crianças, tanto da UUNDC como do CEI. O ideal é considerar o Letramento no contexto em que as crianças vivem, junto às brincadeiras. O Letramento pode permear muitas vivências de leitura e escrita na Educação Infantil. A ideia do projeto se torna mais desafiante devido à pandemia da Covid-19. Assim, bolsista e professora pretendem discutir sobre Letramento através da interação remota e as mudanças para um possível retorno presencial, com o intuito de acrescentar nas discussões voltadas para o Letramento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão