LITERATURA INFANTIL, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: A SALA DE LEITURA COMO UM AGENTE TRANSFORMADOR.
Resumo
LITERATURA INFANTIL, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: A SALA DE LEITURA COMO UM AGENTE TRANSFORMADOR. Código: 2021.PJ.0221 Coordenador: Fátima Maria Araújo Saboia Leitão Autor: Kamily Gomes De Oliveira Co-autor: Carlos Wesley Freire da Silva A literatura infantil tem papel importante na infância, contribuindo com a aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar da criança, pois possibilita aflorar sua imaginação, criatividade e desejo pela leitura. O projeto “Literatura Infantil, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança: A Sala de Leitura da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança – UUNDC” é uma ação pedagógica realizada com bolsistas de Iniciação Acadêmica, que objetiva contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, ao envolver seus familiares, integrando a leitura em seus lares, e professores da Unidade, a partir de um programa de incentivo à leitura realizado na sala de leitura da UUNDC. O intuito é criar espaços de acesso aos livros e realizar, com as crianças, atividades de imersão na literatura infantil. No projeto, há atividades virtuais, que incluem a pesquisa de livros de literatura em diferentes plataformas e contação de histórias para as crianças via google meet e atividades presenciais na sala de leitura: empréstimo de livros às crianças para serem lidos com os familiares; práticas de contação de histórias; catalogação e registros dos livros para controle e conservação do acervo. A partir desse trabalho, esperamos que as crianças desenvolvam o apreço pela leitura e livros, enriquecendo o modo como enxergam, sentem e participam do mundo. Também esperamos aumentar a participação da família, ao incentivar que esteja junto à criança, levando a literatura como parte integrante dos seus lares, com o empréstimo de livros. Essa experiência pode contribuir para a capacitação de estudantes de graduação, auxiliando na sua vida acadêmica e pessoal.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.