LIVROS INFANTIS DIGITAIS NA UUNDC/UFC NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 - CÓDIGO: 2012.PG.0262/2021

Autores

  • Vitoria Kelly de Almeida Marques
  • Camille Victória Oliveira Matias
  • Maria Auricelia da Silva

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e, nesse espaço, as crianças são introduzidas no mundo da leitura, seja com livros físicos ou digitais. É por meio da literatura infantil que a criança amplia sua imaginação, desperta a curiosidade, reflete sobre ações tomadas pelas personagens e dá os primeiros passos no processo de leitura e escrita. Devido ao contexto de pandemia, o acesso a livros físicos na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC) durante o trabalho pedagógico remoto tornou-se impossível e foi necessário acessar livros digitais, aos quais se pode ter acesso usando recursos tecnológicos, como aparelhos celulares, computadores e tablets. Eles trazem benefícios, pois podem ser acessados em qualquer formato, lugar e horário. Este trabalho tem por objetivo apresentar os benefícios dos livros digitais para as crianças da UUNDC, durante os encontros remotos. A obtenção de livros digitais se deu por meio de buscas em sites que oferecem livros infantis, em formato digital, para compor o acervo. Foram considerados alguns critérios de seleção, como a faixa etária, o trabalho desenvolvido com as crianças, a qualidade do material e a temática das histórias. Em seguida, o livro era apresentado às crianças durante os encontros interativos online, quando ocorria a leitura para as crianças e, posteriormente, o livro era disponibilizado para as famílias, por meio de grupos de Whatsapp, para as crianças que desejassem ler a história novamente. A literatura infantil no formato digital contribuiu para o desenvolvimento cognitivo, estimulou o processo de leitura e integrou as crianças aos recursos digitais. Como bolsista, estudante de Pedagogia e futura professora, a vivência desse Programa ampliou minha compreensão e fortaleceu a valorização da literatura na Educação Infantil.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão