LUDICIDADE CIENTÍFICA - A PONTE ENTRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E O BRINQUEDO

Autores

  • Odijackson de Queiroz Pires
  • Francisca Eulice Sousa Pinto
  • Nicole Anne da Silva Andrade
  • Sara Gomes da Silva
  • Francisco Honório de Almeida Neto
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de atividades desenvolvidas no Laboratório de Brinquedos e Jogos – LABRINJO/UFC, o que possibilitou um diálogo sobre a compreensão interdisciplinar e polissêmica do jogo no campo das Ciências da Natureza, por meio da ludicidade no contexto científico. Assim, o propósito foi abordar o brinquedo como um produto educacional que possui um grande potencial de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano em seus diversos aspectos, fazendo com que a ludicidade científica, seja percebida enquanto um interessante objeto de pesquisa, investigação e aplicação. Nossos objetivos: i) Criação e recriação de jogos e brinquedos, como forma de ensinar Ciências de maneira lúdica. ii) Fomentar o estudo científico por meio de práticas lúdicas. iii) Proporcionar um ambiente interativo de livre expressão. A metodologia deste trabalho baseou-se numa investigação fundamentada sobre a cultura lúdica e conhecimentos científicos, chegando a duas principais reflexões “Em que momento ambos comunicam-se e conectam-se? Como podem auxiliar o desenvolvimento humano?”, dessa forma, fazendo uma abordagem referencial profunda, foram aplicados jogos construídos e reconstruídos, produzidos com os fundamentos das Ciências em ambientes lúdicos, assim, tornou-se possível a discussão sobre a aprendizagem em Ciências mediada por agentes facilitadores lúdicos. Resultados: i) Desenvolvimento de objeto educacional antevendo práticas lúdicas para o ensino e divulgação das Ciências, bem como, o trabalho com as habilidades cognitivas e psicoemocionais; ii) Diálogo e reflexão acerca da ludicidade cientifica entre os participantes. Conclui-se que a ludicidade científica, por meio da aplicação de jogos, é um eficiente método que atende à difusão do conhecimento científico, uma vez que possibilita aos participantes atividades desafiadoras, incentiva a participação, favorece a exposição de ideias e modos de tornar o processo de ensinamento mais participativo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão