MAPA LÚDICO: DIVERSIDADE CULTURAL A PARTIR DA LUDICIDADE EM DIFERENTES ESPAÇOS

Autores

  • Sara Gomes da Silva
  • Francisca Eulice Sousa Pinto
  • Nicole Anne da Silva Andrade
  • Thalita Barros da Silva
  • Francisco Honório de Almeida Neto
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Resumo

Este trabalho é um estudo realizado por bolsistas agregados ao programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA/UFC) e tem como objetivo retratar um mapa lúdico dos jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais do território brasileiro. A metodologia do estudo se dá a partir de 3 etapas: 1) Pesquisa dos jogos, brinquedos e brincadeiras populares das cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, na qual foram divididos grupos de estudos para cada região. 2) Apresentações das pesquisas. Cada grupo apresentará a região a que lhe foi destinada, sendo expostos 15 jogos, brinquedos e brincadeiras em formato PPT, através da plataforma Google Meet. 3) Criação de um livro. Para fins de organização, formulários Google foram criados para categorizar e separar cada análise pesquisada. Facilitando assim a estrutura do livro sobre o mapa lúdico dos jogos, brinquedos e brincadeiras brasileiras. Há uma vinculação entre o jogo e as características culturais de uma determinada sociedade. A identidade de cada região reflete suas histórias, onde cada jogo, brinquedo e brincadeira é passado por gerações e considera a diversificação do brincar. Foi observado que, mesmo sendo algumas brincadeiras semelhantes, estas apresentavam fortes traços da cultura da região nas quais estavam inseridos. Tendo como exemplo o famoso jogo de bolinhas de gude no qual, na região Norte é jogado com caroços das árvores nativas. O resultado do estudo se dará através da criação de um livro, além disso, há o desenvolvimento de um site de modo que a pesquisa esteja acessível na internet. Conclui-se que a prática de jogos, brinquedos e brincadeiras de cada região tem como seus principais objetivos, a preservação de seus costumes e tradições e o estímulo da cultura local, onde essa cultura lúdica é revestida por caráter pedagógico, na qual, tem fácil manuseio, fácil aplicação, usa-se materiais simples, e também faz parte da memória lúdica afetiva e coletiva do povo brasileiro.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão