MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA DO COTIDIANO NO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Lucas Wesley Oliveira da Silva
  • Ilde Guedes da Silva

Resumo

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 afetou diversos setores da sociedade, em especial o ambiente escolar, onde foi visto uma queda de desempenho dos alunos durante o ensino remoto. O ensino da Matemática por vezes mecânico, repetitivo e distante da realidade do aluno tem afastado cada vez mais este público, por não conseguir ver utilidade para a matemática em suas vidas, reduzindo assim o interesse dos estudantes e prejudicando seu desempenho. Esse resumo tem como objetivo apresentar aos estudantes de Ensino Médio propriedades e conceitos matemáticos de conteúdos que não são previstos no currículo escolar, demonstrando uma abordagem do ensino da matemática focada na utilização do seu conteúdo no dia a dia com o ensino da Matemática Financeira, de modo a fazer com que eles compreendam a importância de ter controle sobre seus gastos, ganhos e entendam como a matemática pode ajudar a ter uma vida financeira mais saudável. A metodologia segue o plano de aula expositiva com o foco na conciliação entre conteúdo escolar e conhecimento financeiro, dividido em quatro aulas síncronas (google meet) que introduzem os participantes ao conteúdo de forma prática e aplicada ao seu cotidiano. Dos resultados, é esperado uma melhora no desempenho escolar, domínio do conhecimento de economia domiciliar básica e maior atratividade e engajamento dos alunos para o ensino da matemática, motivado pelo interesse em assuntos tão presentes na vida de todos, como a matemática financeira.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão