MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS: PERCURSO DO PROJETO EM MODO REMOTO COM APLICAÇÃO DOS PRECEITOS DA TECNODOCÊNCIA

Autores

  • Isabella de Lima Nantua
  • Ana Maria Cláudia Costa Maia
  • Maria Ariane Cardoso da Rocha
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar como ocorre o Projeto de Extensão Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs): aplicação da Tecnodocência, realizado em 2021, de modo remoto. O problema abordado diz respeito à escassez do desenvolvimento de MADEs na Educação Básica, como elementos importantes para a formação de professores e sua ação como docente. Este trabalho trata de um relato de experiência, realizado com 30 pessoas, de forma voluntária, sendo os participantes alunos e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, ocorrendo durante o ano de 2021. A coleta de dados é realizada a partir dos dados enviados pelos participantes para o Google Classroom, local onde o Projeto ocorre remotamente. Os dados são organizados de forma quantitativa e qualitativa a partir do uso de planilha eletrônica, mapeando-se as atividades e as interações. A análise dos dados ocorre pelo cálculo das frequências absolutas e relativas e da média de mensagens enviadas para o ambiente virtual. Os resultados obtidos revelam que de Março até Julho de 2021 os meses mais participativos foram os de Junho (37,1%) e de Julho (26,5%), momento em que os participantes do projeto foram convidados a desenvolver seu próprio MADE a partir da utilização do software Twine, com características de livro-jogo digital. Em média, os professores que atuam no projeto enviam 32 mensagens por mês, enquanto os participantes enviam 27 mensagens por mês. O projeto apresenta, até o momento, uma média de 59 mensagens por mês. Esses dados são relevantes, uma vez que superam dados de disciplinas que ocorrem totalmente a distância e que apresentam obrigatoriedade de funcionamento. O Projeto precisa, no entanto, ser revisto quanto à abrangência do público alvo, buscando trazer mais alunos da Educação Básica. Nesse sentido, pretende-se dar continuidade à proposta nos anos subsequentes, diante de um aprimoramento da proposta.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão