MAUC: UMA NOVA RECEPÇÃO ESTÉTICA

Autores

  • Clarice Canuto Pinheiro
  • Thiago Nogueira de Freitas
  • Graciele Karine Siqueira

Resumo

O presente trabalho trata das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC no ano de 2021, além das perspectivas deste como local de aprendizado do fazer comunicativo, sempre com o objetivo de expandir as atividades do museu para além do espaço físico, alcançando outros públicos interessados. Seguindo as demandas do momento em que vivemos, com a contínua ascensão das redes sociais, é necessário fazer da comunicação um meio de difusão de arte e cultura, o que tem sido ainda mais importante no contexto pandêmico, onde muitas vezes não foi possível estar presencialmente em contato com o museu, como era de costume. Pensando em todos esses fatores, é que se realizam as tarefas do Núcleo de Comunicação do Mauc. A estruturação desse setor se dá na intenção de ampliar os públicos do Museu, atingindo cada vez mais pessoas, o que tem felizmente acontecido, como podemos exemplificar com os mais de 20 mil seguidores no instagram do Mauc, tendo acesso a diversos conteúdos de divulgação de obras, exposições e outros conteúdos relacionados aos assuntos pertinentes ao que é proposto pelo Museu. A partir disso, as tarefas da bolsa ligada ao Mauc: uma nova recepção estética se tratam justamente do auxílio na construção de peças gráficas que façam parte do planejamento estratégico de divulgação de atividades do Mauc nas redes. Essa presença online se dá através de conteúdos informativos, postagens que homenageiam elementos em suas respectivas datas comemorativas, retrospectivas e outros variados temas. Tudo isso nascendo a partir da agenda do Museu e demais datas que façam jus aos seus valores. A relevância desse trabalho se demonstra através da divulgação e da preservação da memória do Mauc, encontrando nos perfis online a possibilidade de utilizar registros fotográficos recentes ou antigos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão