MEDIA DAY: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PESSOAS

Autores

  • Nayane Vasconcelos de Assis
  • Láizla Fernandes Farias
  • Georgia da Cruz Pereira

Resumo

O Media Day é um projeto de extensão itinerante que existe desde 2015. É formado por uma equipe de bolsistas e voluntários alunos e ex-alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD). Tem como objetivo incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades dos envolvidos - participantes e membros da equipe - realizando um dia inteiro de atividades como palestras, oficinas, bate-papos e momentos de interação, proporcionando contato direto e prático com as áreas de estudo do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. O projeto já alcançou mais de 14 municípios do estado do Ceará, e suas atividades são realizadas em sua maior parte em Escolas Estaduais de Educação Profissional. Este ano, apesar de não ter sido possível realizar viagens devido à pandemia de COVID-19, a equipe se disponibilizou para ministrar oficinas online para os ingressantes do curso de SMD. Continuamos presentes no Instagram, principalmente para compartilhar conteúdos sobre bolsas e auxílios que a UFC proporciona, disciplinas do SMD, oportunidades de cursos e vagas de empregos e estágios para o público do projeto: alunos de ensino médio e estudantes de SMD, principalmente as pessoas novatas. Além destas ações, foi realizada a construção da identidade visual do projeto: a logo, materiais gráficos digitais e aplicações, que serão usadas na criação do novo site do projeto. Foi realizada uma formação com os novos voluntários os quais foram divididos em três equipes: design, redação e desenvolvimento web. Além disso, o público do Media Day conta com oficinas mensais realizadas pelo Google Meet, facilitadas pelos voluntários. Importante salientar a participação das ex-alunas do SMD, que ainda contribuem para que o projeto continue crescendo. Em suma, o projeto Media Day continua suas atividades em busca da inclusão e cidadania digital, assim como ampliando seu impacto social através dos comunicadores sociais e outros tipos de interação com o público.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão