MÉTODOS AVALIATIVOS NÃO TRADICIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO
Resumo
O presente trabalho discorre sobre as experiências vividas por um professor em formação do curso de Letras Português enquanto bolsista do Programa de Extensão Universitária na Casa de Cultura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará. A experiência em questão foi vivenciada ao longo do semestre letivo 2021.1 em uma turma de 1º Semestre do curso básico de Português, que contava com 30 alunos. O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação de métodos avaliativos não tradicionais. Ao longo do semestre, buscou-se utilizar uma maneira para a atribuição de notas dos discentes que se distanciasse do modelo tradicional, vigente há anos no ensino formal. Nesse contexto, este trabalho tem como justificativa dar a importância que uma educação flexível merece, sobretudo na busca por estratégias para melhor avaliar os avanços dos alunos quanto aos conteúdos ensinados, principalmente no período de pandemia, em que o ensino remoto se tornou ferramenta obrigatória para o processo de ensino/aprendizagem. Como metodologia, utilizou-se, ao longo de todo o semestre, um acompanhamento continuado em grupo, com datas de entrega flexíveis e possibilidade de realização de trabalhos pesquisados, além de exercícios resolvidos e comentados oralmente e com um tempo por aula destinando ao feedback dos alunos. Além disso, produziu-se um formulário com questões discursivas, objetivas e individuais, a fim de coletar a opinião dos estudantes sobre o método avaliativo adotado. Como conclusão, o método realizado foi apontado pelos alunos como eficaz de modo unânime. Tal concepção reflete os resultados obtidos pelos estudantes da turma participante da pesquisa, o que comprova que os métodos utilizados, que se ajustem às realidades vividas não só pelos professores, mas também pelos discentes; são, de fato, uma boa opção para o contexto educacional no qual vivemos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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