MINICURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MEIO A PERÍODO PANDÊMICO.

Autores

  • Geovana Catunda Gomes da Costa
  • Lidia de Oliveira Rodrigues
  • Aidee Araújo de Oliveira
  • Mariana Campos Ferreira
  • Marcelo Freire Moro

Resumo

O projeto de extensão Trilhas EcoBotânicas, do Labomar, da Universidade Federal do Ceará, visa, por meio da educação ambiental, sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre a importância de proteger e conservar a natureza, ensinando acerca das diversas questões ambientais e estimulando sua percepção em relação ao mundo a sua volta. Entretanto, em virtude da pandemia acarretada pelo SARS-CoV-2, as atividades presenciais foram impossibilitadas, necessitando adaptações ao formato remoto. Nesse sentido, através da parceria do Projeto de Extensão Trilhas EcoBotânicas e o Programa Cuca Ambiental, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, foi promovido o Minicurso “Introdução à Educação Ambiental”. Esse minicurso tinha como objetivo abordar temas pertinentes às causas ambientais focado em jovens. O minicurso foi aplicado à escola EEMTI General Eudoro Corrêa e ministrado pelas extensionistas, sendo dividido em 9 aulas. As inscrições foram organizadas pela própria escola, e faziam parte de atividades complementares da grade escolar da instituição. Para aumentarmos o contato com os discentes, foi criado um grupo no WhatsApp com os inscritos, e com a direção escolar. Os encontros foram realizados através da Plataforma Google Meet e o link era criado e disponibilizado pela própria escola. Assim, diversas temáticas foram abordadas, como a questão dos resíduos sólidos, sustentabilidade, degradação dos oceanos, mudanças climáticas, produção de alimentos e outros. As aulas foram ministradas ao longo de 3 meses, para um público de 40 alunos. A cada semana, os debates eram muito enriquecedores, suscitando diálogos e reflexões pertinentes acerca do assunto tratado em aula. Destarte, tendo ciência da relevância da construção de uma consciência ecológica para a compreensão da importância da conservação e preservação, consideramos que o minicurso teve um bom êxito no alcance desta meta, entretanto ressaltamos que para um resultado mais efetivo é necessário um acompanhamento e contato maior.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão