MONITORES ATIVOS EM PRÁTICAS DIALÓGICAS NO ENSINO REMOTO
Resumo
A pandemia do COVID 19 trouxe o ensino remoto como alternativa à continuidade do trabalho na Universidade. Esta situação desafiou a realização de abordagens dialógicas, muito voltadas ao presencial na construção de saberes e práticas. Trata-se de reportar a experiência de uma disciplina da Saúde Coletiva que, partindo da colaboração docência-monitoria-estudantes, encontrou condições de possibilidade de manter coerência com os pressupostos da educação dialógica, no ensino remoto, em superação à suspensão abrupta das atividades presenciais. O plano da disciplina foi atualizado, em encontros virtuais, juntamente aos representantes docência-monitoria que, simultaneamente cumpriram formação para a utilização de ferramentas remotas. O redesenho da disciplina contemplou uma estratégia, em dupla mão, articulando a docência-monitores-estudantes, na pactuação, acompanhamento e avaliação das atividades. Os estudantes, sob a tutoria de monitores, alternaram momentos de dispersão em grupos, sob coordenação docente, nos quais ocorriam os movimentos de sistematização/encaminhamentos ou apresentação de resultados, produzidos tanto de modo assíncrono, em relação à docência e monitores, quanto síncronos em relação à monitoria. Monitores atuaram, em mediação ativa, com estudantes assumindo o protagonismo na produção de resultados de processo. Os resultados incluíram a adesão significativa, sistematizações e reflexividade, em apresentações de grupos, relatos individuais, planos de cuidado, aplicação de formulários online, sínteses da literatura e avaliação da disciplina. Ademais, destacou-se uma alta adesão, ainda que a duração dos encontros tenha excedido expectativas, face ao tempo remoto adotado em outras disciplinas. Concretizaram a possibilidade de práticas dialógicas mesmo que limitadas à virtualidade dos encontros.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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