MPX7002DP E TUBO DE PITOT PARA TELEMETRIA DE AERODESIGN
Resumo
Para difundir o conhecimento aeronáutico e trazer aplicações práticas de projeto, a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Brasil AeroDesign promove uma competição que consiste na realização de um projeto de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Assim, a partir da telemetria, é importante a obtenção de dados para futuras análises e melhorias, pois contribui com uma melhora de desempenho nessa disputa. Nesse contexto, uma das variáveis mais importantes que a telemetria de uma aeronave pode fornecer é a sua velocidade, assim, para obtê-la, é necessário a utilização de sensores, como mpx7002dp e tubo de pitot. A partir disso, esse trabalho tem como objetivo incorporar os sensores mencionados para se obter uma maior precisão e exatidão nos dados da velocidade da aeronave e da pressão de Bernoulli. Visto isso, para a implementação dos sensores mpx7002dp e do tubo de pitot se faz necessário uma minuciosa calibragem, precisando assim de testes controlados para se obter um resultado condizente com a realidade. Dessa forma, para se fazer essa medição de forma eficiente, os sensores foram submetidos a um valor conhecido de velocidade e pressão, para assim poder se comparar com os resultados encontrados por eles, observando, posteriormente, as diferenças de valores, conhecendo com mais certeza a confiabilidade do sistema. Além disso, é utilizado um microcontrolador, no caso um arduino pela facilidade em seu uso, e um código programado para encontrar o valor que mais se aproxime dos valores já conhecidos. Visto isso, espera-se que os valores impostos para o teste, que serão realizados no final de outubro, sejam os mesmos apontados pelos sensores utilizados, para assim serem implementados na aeronave e ser possível um melhor processamento de dados, fazendo assim com que o projeto fique mais seguro e confiável.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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