MUSEU DAS ÁGUAS COMO ESPAÇO DE SENSIBILIZAÇÃO E DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA NAS ESCOLAS: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO LINGUAGEM GEOGRÁFICA.

Autores

  • Lucas da Silva Liberio
  • Flavio Rodrigues do Nascimento

Resumo

Durante muitos anos, os museus, enquanto espaços físicos, foram restritos para uso científico de diversas áreas, como a Geografia. O caráter elitista desses espaços passou a ser desconstruído na medida que o atribuíram às funções sociais, culturais, afetivas e educativas. Advinda desse processo de democratização do conhecimento, a perspectiva de museu itinerante é apresentada como ferramenta que desloca o acervo para determinado público. É nessa visão que o referido trabalho se empenha, por meio de uma educação móvel e direcionada, se busca através do museu das águas criar um espaço de sensibilização e difusão da educação ambiental inclusiva nas escolas, bem como apresentar o audiovisual enquanto possibilidade de linguagem para compreensão da geografia das águas. Isto relacionando os recursos visuais e sonoros com a abordagem geográfica nas salas de aula, além de propor aproximações afetivas e sensíveis para cada sujeito a respeito deste recurso natural em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, seria necessário um aparato instrumental e teórico-metodológico, para ser usado na realização de atividades voltadas para experimentação sonora e visual da água, de materiais como Datashow, notebook, caixas amplificadoras de som; além de papel e lápis para colorir, contando ainda com fotografias, músicas, encenação e exposição temática. As ideias se desenrolam como prática sensorial e o diálogo compartilhado das experiências. Contudo, o contexto de crise sanitária decorrente da contaminação global pelo vírus SARS-CoV-2 exigiu restrições e readaptações. No campo educacional principalmente. Daí, nossas ações extensionistas foram reduzidas a levantamentos bibliográficos, diálogos com instituições e especialistas do tema água (inclusive em outros estados), participações como espectadores e convidados em lives, cumpridas de maneira remota.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão