MÍDIAS DIGITAIS E MEIO AMBIENTE: O INSTAGRAM COMO MEIO DE DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Daniel Lima dos Santos
  • Tasso Ivo de Oliveira Neto
  • Vladia Pinto Vidal de Oliveira

Resumo

O projeto de extensão Geografia e Permacultura: caminhos para a educação ambiental, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, promove a interação entre a universidade e o público externo, por meio da difusão de conhecimentos relacionados a convivência do homem com a natureza. Diante do desafio da difusão de conhecimento acerca das questões ambientais, durante a pandemia da COVID-19, este trabalho relata o uso das mídias sociais na busca da interação com usuários da rede social Instagram por meio de publicações com fotos e textos breves sobre determinados assuntos na área da educação ambiental. Foi criada uma página no Instagram, com o propósito de representar o projeto de extensão. Em seguida, buscou-se contatar com páginas que produzissem conteúdo relevante para a área de interesse do projeto, com perfis pessoais relacionados à essas páginas, à universidade ou à educação, de forma geral. As páginas mencionadas acima referem-se a páginas de sítios, ecovilas, projetos sociais concernentes ao meio ambiente, dentre outros. O conteúdo postado pelo projeto de extensão, por meio da página geopermacultura, baseou-se no calendário do meio ambiente ou calendário agroecológico, onde se destacam datas de interesse da educação ambiental. Os resultados são constatados no alcance das publicações, na interação imediata que a mídia pode proporcionar e na agregação de valor à pauta ambiental nas redes sociais. Conclui-se que as mídias digitais tais como o Instagram, promovem a rápida interação entre pessoas e difusão de ideias. São portanto, meios de interação adequados para a situação atual, contribuindo para a difusão do conhecimento no âmbito da Educação Ambiental.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão