MÚSICA ALIADA AO DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR DE CRIANÇAS E JOVENS
Resumo
O presente artigo parte de uma pesquisa realizada em um projeto de extensão de ensino coletivo de música da UFC (Universidade Federal do Ceará) chamado Projeto de Ensino Coletivo de Instrumentos Sinfonia UFC. A pesquisa em questão se trata de um levantamento acerca de mudanças comportamentais nos alunos da extensão, mais especificamente, nas turmas infantis de violino e viola. Com o exposto em mãos, e seguindo os princípios norteadores das técnicas de Frederick Matthias Alexander, Paul Rolland e da Psicomotricidade, este trabalho busca destacar a música como uma grande aliada ao desenvolvimento social, motor, cognitivo e emocional de crianças e jovens, tendo em vista que este público é mais suscetível a desenvolver transtornos e doenças mentais, como a depressão. Ao longo do artigo, as indagações propostas serão respondidas. As perguntas são: 1) Por que as premissas das técnicas de Alexander e Paul Rolland são tão importantes para a saúde das crianças e dos jovens músicos? 2) Como a psicomotricidade pode ajudar a compreender a complexidade das dificuldades enfrentadas no ensino coletivo de música? 3) O que as respostas da pesquisa podem indicar sobre a música no desenvolvimento das crianças e adolescentes do projeto, e consequentemente, de outras esferas sociais? Os resultados da pesquisa trazem uma perspectiva otimista sobre o uso da música como ferramenta de aprendizado, uma vez que a grande maioria dos participantes (no caso, os pais/responsáveis pelos estudantes) relataram mudanças positivas no comportamento de seus filhos.Publicado
2021-01-01
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Seção
XXX Encontro de Extensão
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