“NÓS PROPOMOS” UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA CIDADÃ: AÇÃO DESENVOLVIDA NA EMTI PROFESSOR ÁLVARO COSTA, FORTALEZA-CE
Resumo
O Projeto trabalha na perspectiva da cidadania territorial entendida como o compromisso que cada cidadão assume na construção de territórios mais justos e sustentáveis. O Projeto “Nós Propomos”, de origem portuguesa, busca estimular a consciência cidadã de estudantes mediante a Geografia escolar. Tem como objetivos incentivar a participação dos estudantes da Educação Básica nas decisões sobre a gestão da cidade e colocá-los como sujeitos ativos na busca de soluções para os problemas urbanos identificados no bairro onde a escola está localizada; mobilizar os discentes e docentes da escola, para planejar práticas de educação geográfica transformadoras da realidade local. O referencial teórico fundamenta-se em Claudino et al (2019) e Bazolli et al (2017) que trabalham o conceito de cidadania territorial. A metodologia segue os passos do Nós Propomos: contato com a escola, sensibilização e apresentação do projeto; cadastro dos alunos que desejam participar do projeto, formação de grupos colaborativos para identificar problemas urbanos no bairro e na escola; pesquisa bibliográfica e documental por parte dos estudantes, com o auxílio dos bolsistas. Os alunos foram instigados a desenvolver um perfil de estudante investigador-reflexivo a fim de incentivar a busca pelas causas do problema urbano escolhido e como ele afeta a população - seja local ou não, para que ao final, o problema seja solucionado com a ajuda da comunidade e do poder público. O problema urbano identificado pelos grupos colaborativos foi Poluição. Foram realizados estudos sobre o conceito e os tipos de poluição, educação e legislação ambiental. Os estudantes buscam solucionar o problema identificado através da produção de trabalhos organizados e fundamentados pelo conjunto do conhecimento científico e popular, visando assim a inserção, atuação e a formação crítica cidadã sobre a organização socioespacial da cidade de Fortaleza.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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