O CONTÍNUO DESAFIO DE ENSINAR SEMIÓTICA DISCURSIVA NA ATUALIDADE DIGITAL

Autores

  • Joao Paulo Oliveira Abreu
  • Carolina Lindenberg Lemos

Resumo

O projeto Semiótica no Segundo Andar: Vídeos introdutórios à Semiótica Discursiva visa divulgar conteúdo e incentivar a disseminação do estudo da Semiótica por meio de plataformas digitais para além da comunidade acadêmica. Neste ano, o nosso contexto proporcionou estratégias para a realização das pesquisas e de encontrar novos temas para a criação dos vídeos. Com isso, realizamos encontros virtuais para desenvolver novas propostas e para nossa adaptação temporária. Visamos o objetivo de facilitar e dinamizar o aprendizado tanto daqueles que já iniciaram seus estudos de semiótica, quanto daqueles que têm interesse pela área por quaisquer motivos. O papel do bolsista consistiu em reunir os esforços dos integrantes nas diferentes etapas respeitando o distanciamento social e os seus desdobramentos, dando assim coesão ao projeto, o que proporcionou também um aprendizado por meio do trabalho em equipe e na compreensão da concepção global do projeto. Os resultados que obtivemos ao divulgar o vídeo continuam positivos, mostraram-nos boa aceitabilidade no ambiente acadêmico no estudo da Semiótica e uma perspectiva promissora de retorno para a comunidade digital. Assim, promovendo a divulgação da Semiótica Discursiva para além da comunidade acadêmica, o projeto lida com a adequação dos conteúdos semióticos para públicos diversos na elaboração de material teórico-analítico de qualidade, que cumpra seu papel de divulgação científica, numa plataforma gratuita e acessível. Tudo isso visa a médio e longo prazo incentivar a popularização das ferramentas semióticas para além do horizonte da Universidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão