O ENSINO DA MEDICINA DE EMERGÊNCIA À DIST NCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO ONLINE PARA ACADÊMICOS DE MEDICINA

Autores

  • Mariana Salles Ballalai
  • Maria Beatriz Sales Lima
  • Gabriel Coelho Brito Dias
  • Artur Queirós Azevedo
  • José Levi Tavares Cavalcante
  • Sandra Nivea dos Reis Saraiva Falcao

Resumo

O conhecimento acerca do manejo de situações de emergências é essencial para garantir melhorar a sobrevida das vítimas. Pensando em promover o contato dos estudantes de medicina com esse tema desde o início da faculdade, o Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC) realiza, anualmente, o Curso Introdutório à Medicina de Emergência. No entanto, devido à pandemia por Covid-19, o curso sofreu adaptações para ser realizado no formato remoto. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade de ensino realizada em formato remoto para estudantes de medicina. A atividade realizada pelo PERC, um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, ocorreu entre os dias 14 a 25 de junho, sendo voltado para estudantes de medicina matriculados no 1º e 2º semestre da faculdade.O curso foi realizado de forma síncrona pela plataforma Google Meet, apresentando 10 aulas sobre temas relacionados à emergência, como suporte básico de vida e afogamento. Foram aplicados pré e pós testes, respectivamente, ao início e final do curso com perguntas sobre o conteúdo e a satisfação dos participantes. O curso contou com 100 inscritos, apresentando uma média de 55 pessoas presentes a cada dia de eventos. Dentre as adaptações realizadas, podemos citar: aulas ministradas de forma remota por médicos convidados; realização de dinâmicas, como jogos e testes, após as aulas teóricas, para aumentar a interação entre os inscritos; e apresentação de vídeos curtos demonstrando as condutas práticas em manequins. No questionário de satisfação, 64 inscritos consideraram os tópicos abordados relevantes e 66 julgaram a experiência útil para a sua formação acadêmica e futuro desempenho profissional. Acerca da plataforma utilizada, 57 pessoas afirmam que a sala virtual utilizada foi adequada para seu aprendizado. Diante da pandemia, as adaptações realizadas pelo PERC foram necessárias para garantir a difusão de conhecimento em emergências para os estudantes de medicina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão