O ENSINO DE QUÍMICA E ESTRATÉGIAS PRECISTAS PARA O ENSINO ONLINE
Resumo
O objeto deste estudo trata do relato de experiência da atuação de graduando do curso de licenciatura em Química em quatro turmas na Escola Estadual de Ensino Profissional Alan Pinho Tabosa, no primeiro semestre de 2021.2 durante a pandemia de COVID 19. Por meio pretende-se refletir sobre as práticas de ensino de química fundamentadas com as premissas do Prece para desenvolvimento da interdependência social e da formação de indivíduos proativos. No que tange aos métodos de ensino praticados utilizou-se da técnica ETMFA (exposição introdutória, tarefa individual, meta coletiva, fechamento e avaliação individual) criada pelo Prece, porém com algumas singularidades. Para os momentos de exposição, síncronos, usou-se do Google Meet e do WhatsApp e os acompanhamentos das atividades nas células e das avalições individuais utilizou-se de formulários on-line. Esse modelo possibilitou encontros mais frequentes e fez com que os hiatos entre as aulas de uma disciplina fossem reduzidos. Observa-se a presença de estudantes nas aulas síncronas, com uma média de 80 estudantes por encontro, a participação e colaboração em sala de aula com questionamentos e provocações durante a exposição. Destaca-se que o intercâmbio com os líderes de célula, estratégia do aprender cooperativo, foi sem dúvida uma ferramenta fundamental para melhor entender e acompanhar os estudantes. Trabalhar com vídeos da internet, podcast, mapas mentais e outras atividades na maioria das vezes rendiam um bom número de interações e desenvolvia nos estudantes mais interesse. Por fim, por meio destas práticas precistas foi possível despertar o sentimento de autodeterminação e autonomia estudantil, mas reconhece-se a necessidade de diversificar ainda mais estratégias de ensino cooperativo e práticas docentes mediadoras que incentivem ainda mais a autonomia estudantil.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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