O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA OS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR 6 DE MARÇO

Autores

  • Bruno Gabriel Rodrigues de Abreu
  • Lídia Kelly Pereira Coelho
  • Luis Tavora Furtado Ribeiro

Resumo

O Projeto Pré-Vestibular 6 de Março, é um cursinho voltado para a preparação de alunos para o Enem. Desde 2020 o pré-vestibular está na modalidade remota, em razão da pandemia da Covid-19. Por conta desse ajuste pedagógico necessário, criou-se um formulário para entender quais pontos influenciam no aprendizado, às condições dos estudantes em relação à pandemia, como eles julgam as metodologias dos professores, dentre outros pontos que podem influenciar no desempenho em relação ao vestibular. O formulário foi criado a partir da escuta dos professores e alunos, além de alguns modelos já validados em instituições de ensino, como IFCE e UFC. Depois de criado, o formulário foi aplicado com 20 alunos, escolhidos através de um sorteio, para que tivéssemos uma amostragem dos dados. Tivemos alguns resultados já esperados: 35% julgam não ter um espaço adequado para estudar em casa; 70% perderam algum familiar ou pessoa próxima nessa pandemia; a disciplina de matemática ainda é que eles mais têm dificuldades; 50% afirmaram que seu estado de saúde mental está mal ou muito mal; para 60% os professores estão dispostos a ajudar e tirar dúvidas. Também perguntamos como a pandemia tem afetado sua frequência nas aulas, muitos falaram que a pandemia atrapalha na concentração, logo prejudicado suas permanências nas aulas. Por fim, perguntamos como o Pré-Vestibular 6 de Março tem ajudado nesse período, e as respostas foram 100% positivas, mostrando assim que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o projeto ainda segue ajudando na preparação dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão