O IMPACTO DOS IGTVS PARA POPULAÇÃO EM GERAL PARA A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES E O COMBATE À FAKE NEWS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Arlete Elleyn Paulino Nogueira
  • Odnan Guimarães Lima
  • Raissa Duarte Braga
  • Samylia Mota de Andrade
  • Thais Kessia Rodrigues Narciso
  • Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Resumo

O ano de 2020 e a Pandemia da Covid-19 deixaram explícito um tema já discutido e agora mais difundido, as Fake News na área da saúde. As informações se disseminam rapidamente e por vezes de forma inacessível, o que dá margem para incompreensões e gera as Fake News. Devido isso, a Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC-UFC), um projeto que atua sob o tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, iniciou um projeto de divulgação de informações importantes visando o combate às Fake News, tendo em vista a obrigação e responsabilidade que a Liga possui para com a sociedade. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências acerca da produção e divulgação dos IGTV’s no combate às Fake News e o seu impacto. Atualmente, a diretoria de extensão é responsável pela escolha do tema, que é realizada através de fontes seguras como PubMed, produção de roteiros pelo Google docs, gravação e edição dos IGTV’s pelo Filmora, enquanto a coordenação de marketing faz a divulgação no Instagram. A seleção de temas é feita considerando a relevância desses para a sociedade e a sua relação com as Análises Clínicas. Já foram abordados temas como: “Por que eu devo me vacinar?”, “Colesterol bom e ruim”, “Por que quem tem Diabetes demora mais para curar ferimentos?” e “A importância do Hemograma”. O impacto desses temas foi medido a partir do cálculo de engajamento a seguir ((1 x Curtidas) + (2 x Comentários) + (3 x Salvamentos) + (4 x Compartilhamentos)/Alcance x 100 = %). Foi observado o crescimento do perfil de Instagram da LAAC – UFC e do alcance dos vídeos de IGTV. A partir do cálculo de engajamento foi feito uma análise dos vídeos que obtiveram resultados de 39%, 25,6%, 23,6% e 15%, sendo os três primeiros considerados excelentes e o último regular. Considerando o exposto, é possível concluir que a produção e divulgação de vídeos informativos alcançou o público do Instagram e foi de grande relevância para o combate às Fake News.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão